quinta-feira, abril 06, 2006

Sempre à frente

Muitos são aqueles que criticam e se mostram preocupados com a invasão de "lojas de chineses", que têm nascido por todo o país como funcionários camarários em Gondomar. Criticar é tipicamente português. Mas será que tudo o que os chineses trouxeram, foram "artigos diários" (usam-se hoje e deitam-se fora amanhã)? Não. Não. E a fantástica revolução no merchadising?

Revolução no merchadising?

São do conhecimento geral, as técnicas de merchandising usadas na colocação dos produtos nos hipermercados: os produtos de primeira necessidade ficam sempre lá ao fundo, entre a entrada/saída e todas as inutilidades que há no meio, de modo a que quando vamos em busca, por exemplo, do pão, saímos sempre com um conjunto de facas debaixo do braço, porque estavam mesmo ali a jeito; o papel higiénico está sempre na prateleira à frente da do feijão enlatado; as bebidas alcoólicas nunca estão perto dos produtos de maquilhagem ... Ora, mas onde é que entram os chineses, e que fizeram eles para provocar uma revolução?

Há algum tempo atrás, ao passar por uma destas lojas, reparei desinteressadamente que era um pronto-a-vestir ... que vendia comida para cão. O que, diga-se de passagem, é absolutamente genial, merchandisingamente falando. De repente, apercebi-me que sempre que tinha saído de um pronto-a-vestir, tinha distinta sensação de que esquecera de algo, e finalmente descobri o quê! Usando técnicas avantgarde de estudo do comportamento humano e social e de merchadising, os cientistas chineses devem, indubitávelmente, ter chegado à conclusão que o produto mais adequado para se colocar ao lado de uma camisa vermelha estampada com cornucópias amarelas e verde escarro, é um saco de Xau Auau - vindo de chineses, não tenho a certeza se era comida PARA cão, ou comida COM cão. Naturalmente, os grandes gurus começaram já a reformular toda a teoria do merchandising, e dentro em breve as grandes superfícies começarão a seguir as novas tendências desenvolvidas pelos nos amigos amarelos. Assim, não será de estranhar que da próxima vez que for comprar leite, seja tentado a comprar também duas embalagens de Mafu que vão estar logo ali ao lado; mesma forma que os preservativos vão ser colocados na zona dos brinquedos, e os enchidos junto aos acessórios para automóveis.

1 comentário:

ba disse...

genial!